Antônio Carlos Antunes Fagundes, presidente do Flamenguinho e do Instituto “Toninho Fagundes”, foi recebido pelo prefeito Márcio Amaral (MDB), dia 24 de fevereiro de 2021, junto sede central da Prefeitura Municipal, na Praça Getúlio Vargas.
Na oportunidade, Toninho Fagundes apresentou o Projeto Social Cultural Desportivo – denominado Flamenguinho: “As cores de Alegrete”.
Segundo a apresentação do Projeto “Flamenguinho: As cores de Alegrete”, tem como responsabilidade ser uma manifestação de amizade e reconhecimento da Escolinha do Flamenguinho em busca de uma celebração da cultura de Bairro pelo Futebol.
Considerando ser um movimento de ocupação respeitado e relevante para a comunidade, oferecendo Educação, Cultura, Lazer e Conhecimento através de viagens para participação e disputa de competições nacionais e internacionais, o que lhe assegurou o reconhecimento em diversos lugares do mundo.
“A violência é o fruto da falta de educação e da convivência social”. Somente o Esporte é capaz de mudar estes conceitos e estatísticas que somente aumento diariamente junto aos nossos bairros, razão que necessitamos construir alternativas concretas para diminuir estes índices alarmantes.
E este Projeto de Esportes “Flamenguinho: As cores do Alegrete” – foi concebido pela visão da nova gestão política-administrativa do Governo Municipal, através de parceria público-privado.
Sendo um Projeto que logrará êxito em formar atletas, e sendo maior feito é utilizar a prática Esportiva – o Futebol, esporte que sempre foi o mais praticado em todos os espaços dos bairros (Campinhos, Campos de Várzea e Praças Esportivas), quando o Flamenguinho está propondo levar para estes ambientes (periferias), como ferramenta principal de uma coletivo forte que, transforma a Vida.
Sabedores de que, - “A Educação é o único caminho para emancipar o homem” – além de incentivar o Esporte o Flamenguinho, trás a responsabilidade de criar convivência, pois teremos muitas crianças, em ambiente multicultural, onde meninos e meninas treinarão juntos.
Como o Projeto é uma manifestação cultural e educacional, teremos que buscar a sustentabilidade econômicos, através de parcerias publico-privado.
Estes recursos para o fortalecimento dos meios esportivos e pedagógicos para não limitar as crianças em faixas - etárias, motivando e dividindo as equipes pedagogicamente correto conforme faculta as normas de práticas esportivas e pedagógicas corretamente, justificou o dirigente do Flamenguinho.
O Projeto “Flamenguinho: As cores do Alegrete”- será destinado a crianças e pré- adolescentes de 6 à 13 anos. O Projeto Piloto:
* Terá início em Cinco (5) Polos Estratégicos da Cidade: 1- Bairro Vila Piola (Quadra de Esportes da Escola “José Antônio Vilaverde Moura”); 2- Bairro Vila Nova (Campo de Futebol do EC Vila Nova); 3- Bairro Macedo – Zona Central (Campo do Esporte Clube Nacional); 4- Bairro Zona Leste (Campo do Palmeiras); 5- Bairros Nova Brasília, Nilo Soares Gonçalves, Pro-Morar (Praça da Juventude João Saldanha); 6- Bairros Zona Sul – (Quadra da Escola Paul Harris), sendo que, os locais poderão ser alterados para as quadras e praças Esportivas da Municipalidade.
O projeto prevê ser desenvolvido duas (02) vezes na Semana em cada local definido, inclusive com oferecimento de Lanches para os participantes; Período de cada atividade será de 90 minutos por turma, disse Toninho Fagundes.
Ao receber o projeto, o Prefeito Municipal, Márcio Amaral (MDB), mostrou receptivo pela sua importância social e que, virá corroborar para formação de talentos, maior inclusão social e redução de um dos priores problemas sociais que está acontecendo não só em Alegrete, mas, de âmbito mundial que, são envolvimento destes jovens no uso e consumo de drogatização. Com os jovens sendo incluídos nestes processos de socialização e convivência social e desportivas, com certeza teremos redução destes índices de consumo e violência que, tem origem nas drogas, disse o chefe do Poder Executivo. Determinarei estudos e analises para buscar as formas legais de encaminhamentos para execução e efetiva participação da Municipalidade, concluiu Márcio Amaral – que elogiou a iniciativa de que todos integrados buscarem alternativas concretas e sérias. Precisamos mudar nossos comportamentos e atitudes e participarmos de forma efetiva com iniciativas e ações concretas, ponderou Ele.