A Diretoria da Irmandade da Santa Casa de Caridade de Alegrete, tendo a presidência da Mesa Diretora da Provedoria, o empresário Roberto Luiz Segabinazzi, interinamente e após, por decisão do colegiado definitiva em razão do passamento do empresário Milton Araújo, vem trabalhando para tornar a Instituição Hospitalar auto-ssutentáveis através da participação e colaboração voluntária dos alegretenses e parceiros de gestão.
Segundo o diretor de Imagens, Carlos Mello, mesmo diante de tantas dificuldades a Santa Casa de Caridade de Alegrete pensa no futuro da instituição e na ampliação de serviços e assistência a saúde, como pro exemplo, a execução da obra do novo bloco cirúrgico como extensão do que já possui. O novo espaço conta com 07 salas cirúrgicas e a obra está sendo finalizada, mas para que possa ser usada ainda existe o impasse de equipar toda a área. Visto a necessidade atual de equipar o novo bloco cirúrgico a Santa Casa de Alegrete busca pleito de R$ 1.144.800,00 para concretizar o novo empreendimento cirúrgico que visa atender Alegrete e a região.
Dentre os equipamento fundamentais destacam-se: Monitor Multiparêmetro; Mesa Cirúrgica elétrica; Bistiri elétrico; Aparelho para anestesia; Perfurador a gás; Garrote Pneumático; Monitor Bis; Bomba de infusão de seringa; Unidade de aquecimento Warmtouch e Bomba de retorno venoso, somando estes valores nos dias atuais, disse Carlos Mello.
Outra notícia é com relação do credenciamento pelo IPERS/Saúde da Santa Casa de Caridade de Alegrete para prestação de serviços na área de Tratamento de Oncologia – sendo agora, serviços de Quimioterapia, tendo a frente o médico Eduardo Pereira da Costa, especialista nesta área com destacada atuação em Uruguaiana. Agora, vamos buscar o credenciamento da Associação Saúde Rural Alegrete, Unimed Alegrete(RS), e outras entidades de grande porte, anunciou Carlos Mello – Coordenador de Imagem da Santa Casa de Caridade de Alegrete.