A palavra convence, o exemplo arrasta... O autor desta frase foi muito feliz ao citá-lo em algum lugar no tempo.
Depois de ampla reportagem séria, responsável e imparcial sobre as demandas e desafios sobre a falta de limpeza urbana, lixões e abusos de parte dos moradores com excessos de depósitos irregulares nas ruas e avenidas da Cidade, tanto na área central quanto, nas ruas avenidas. Sob o título: “Mutirão para limpar a Cidade: Comissão quer ação forte de parte do Poder Executivo em documento encaminhado”, documentado em fotos e locais onde os problemas eram mais graves, motivando pronta ação e esforço extraordinário da pasta de Infraestrutura, fazendo limpezas e cortes de gramas e arbustos, além e retirada de materiais acomulados.
Muitos cidadãos comovidos diante da reportagem, tomaram a iniciativa de iniciar ações concretas para manter e preservar os espaços públicos, de lazer e nas próprias áreas residências.
Convidados por estes, a reportagem do EXPRESSO MINUANO conheceu o trabalho junto a Avenida Maximiano Marinho entre Avenida Antônio de Freitas Valle, em que a moradora Marianinha Pizzutti - mantém um grande jardim florido, à exemplo do casal Pedro e Nídia Toscani com ajuda dos filhos completam os belos jardins na extensão de suas residências. Já na avenida Rondon com a avenida Pedreiras a empresária Margarethe Hohemberger – da Loja Schein, adotou todos os canteiros da avenida. Outro empresário adotou parte da avenida Rondon, trevo das avenidas Rondon, Braz Faraco e Pedreiras com plantio de flores, árvores frutíferas, cortes e podas e arbustos e ervas daninhas, disse ele.
O secretário de Infraestrutura, Mário Rivelino Soares ao receber a reportagem do EXPRESSO MINUANO, destacou os esforços e busca de alternativas que, o governo do Município vem fazendo para dar respostas concretas para as situações pontuais. Temos nossas limitações, porém são fundamentais a colaboração, conscientização de todos os cidadãos sobre o uso adequado de colocação de lixo e resíduos junto aos containers espalhados nas extensões das principais ruas e avenidas, além de armazenamento para facilitar a coleta de parte dos caminhões de lixo.
As pessoas precisam ter consciência que a Cidade é de todos e se cada um fizer sua parte, com certeza não teremos estes situações constrangedoras à todas as pessoas de bem que trabalham diariamente para manutenção, conservação e melhorias estruturais, disse o titular da Pasta.
Na oportunidade foi apresentado um grande “Plano de Mutirão Coletivo” visando atender e conscientizar todos os bairros, centro e interior do Município. Este “Mutirão” dentro de uma ampla visão, tem como um dos eixos do movimento “Pacto Alegrete” que, está sendo construído por entidades, organizações , ONG e os Poderes Constituídos, disse um dos integrantes do Movimento por Alegrete.