logolaranja.png
..::data e hora::.. 00:00:00

Dra. Cosete Ramos, verdadeira embaixatriz do Alegrete em Brasília

   “O presidente Getúlio Vargas tirou  Dr. Ruy  Ramos do Alegrete e abriu espaço para que ele se tornasse um dos maiores líderes do trabalhismo autêntico no Brasil.
O Mouro de Alegete,  quando da  primeira campanha para deputado, o famoso tradicionalista
Jaime Caetano Braum escreveu belíssimo poema chamando “Ruy de o
Mouro do Alegrete”. Era  uma menção apropriada para um gaúcho apaixonado por cavalos, pelas lides e tradições gauchescas.
O tribuno do Rio Grande a partir daí, seu nome se espalhou pelo estado, bem como a sua fama de grande orador. Proferiu inúmeras palestras, conferências e discursos. Ficou conhecido como o Tribuno do Rio Grande!
A garganta de ouro do Brasil. Juscelino
Kubitscheck assim o chamava, pelos admiráveis discursos que Ruy Ramos fez em cerca de 3.000 municípios brasileiros, durante a campanha de JK  para presidente! Era considerado por muitos como o maior tribuno do Brasil”. Esta  relíquia da história é memorizada pela sua filha Dra. Cosete Ramos, que desde 1960, reside  em Brasília, integrando o pioneirismo de ver a  Capital se construída e indo residir com seu pai amado, Dr. Ruy Ramos, deputado Federal pelo RS. Seu amor por Alegrete  sempre  foi gigantesco e  com muito amor e carinho revive estes  sentimentos  anualmente com sua presença e uma  série de atividades  que, participa, colabora e integra.  Este  convívio foi retomado a partir de uma  conversa telefônica  com amigo e jornalista Nilson Gomes, diretor do Jornal EXPRESSO MINUANO -  que sabedor de sua ternura e amor pelo seu Alegrete, aproximou em 2009, no governo Erasmo Silva, que conversou pela primeira vez com Cosete Ramos, agendando uma visita oficial pela ilustre  Alegretense  que, há anos, tinha perdido a referência de filha ilustre pelos Alegretenses.  E, tudo ali reiniciou suas permanentes ajudas, apoio e iniciativas em prol do Alegrete, seja local como em Brasília, uma verdadeira embaixatriz  em todos os interesses de seus conterrâneos. Formou-se  verdadeiras caravanas promovidas pela ilustre Alegretense, que tens promovido visitas em sua Terra. Tantas são as iniciativas  como concretização do busto do ilustre Alegretense, frente a sede do Paço Municipal na Praça Getúlio Vargas,  Memorial junto a Praça Ruy Ramos e no parque Nehyta Ramos, verdadeiros  concursos de Canteiros de Flores nos bairros de Alegrete, através de concursos, distribuindo prêmios e  ajudas a muitas  famílias. É de Cosete Ramos a iniciativas de homenagear as mulheres talentosas do Alegrete que se destacaram nos mais diversos segmentos. Também é dela a iniciativa e premiações na busca de jovens estudantes e acadêmicos  Concursos de Oratórias com premiação em troféus e dinheiro aos vencedores. É Cosete Ramos, resgatando valores de sua Cidade em gratidão aos seus amados pais que, daqui saíram  para escreveram  as mais belas e consagradas histórias  de valores, respeito e valorização do RS para o País, sempre destemidos e  valorizando suas  origens.
A Dra. Cosete Ramos, lembra emocionada  sobre as generosidade de seus pais, onde são inúmeros os depoimentos de pessoas  que, através do IRMA – área doada pelos seus pais e pessoas  que, formaram-se e graduaram graças  as “bolsas de Estudos”  concebidas pelo Dr. Ruy e Dona Nehyta, como refere-se aos seus pais. Citou um  momento em Piracicaba –SP, quando convidada para fazer uma palestra pelo Ministério da Educação em uma Universidade, o Reitor da Instituição chegou e lhe confidenciou que, só estava naquela cargo e posição, porque Dr. Ruy havia custados seus estudos e até roupa para internato os tinha dado à época. Ele é alegretense e preferiu reservar seu nome, mas, sente muito amor e devoção do Alegrete, confidenciou Cosete Ramos. 

   Ela saiu de Alegrete  com 9 anos para morar no RJ, e depois em Brasilía. Mas seu amor por Alegrete é único e
verdadeiro ressalta ela.
Nos  registros históricos, Dra. Cosete Ramos, quando de sua formatura, a primeira de formandas do Magistério em Brasília-DF, sendo o ato prestigiados pelo presidente da República, JK!

 

Caixa de Amor por Brasília

   Para comemora os 61 anos de fundação de Brasília –DF,  Dra.  Cosete Ramos  criou uma grande Campanha de Solidariedade , visando  arrecadar agasalhos, alimentos e material de limpeza. Envolvendo as principais  Senhoras de Brasília –DF  na Confraria Associação das Mulheres que Amam  Brasília” –  a qual é a Presidente  da AMABRASÍLIA,  disse doações  superaram  todas as  expectativas em termos de doações. A Campanha “Uma CAIXA DE AMOR POR BRASÍLIA”.
Dentre os ilustres  doadores, o deputado federal, Afonso Antunes da Motta,  que em nome do Alegrete fez generosa  doação em Alimentos, entregue a Dra. Cosete Ramos (foto).

linha.png