logolaranja.png
..::data e hora::.. 00:00:00
Col Clarin Campeiro.jpg

Semana da paz 2021

    A Semana da Paz foi proposta pelo Jornalista Milton Mendes de Souza juntamente com o CTG Sinuelo do Pago de Uruguaiana, sendo alusiva a Paz de Ponche Verde, no 42º Congresso Tradicionalista Gaúcho, realizado em Santo Augusto de 09 à 12 de janeiro de 1997.
Em 1998, o Deputado Estadual José Rubens Pillar, Ex Prefeito do município de Alegrete, apresentou na Assembléia Legislativa o projeto de Lei criando no Rio Grande do Sul a Semana da Paz a ser realizada de 23 de fevereiro a 1º de março, aprovada por unanimidade pelo Parlamento Gaúcho, e sancionada pelo Governador do Estado Sr. Antônio Britto.
    Ainda em 1998, durante o 43º Congresso Tradicionalista foi aprovada a proposição de autoria das tradicionalistas Jane Bitsck e Fátima Regina da Silva Brizolla que institui como símbolo oficial da Semana da Paz a Bandeira. Esse símbolo consiste em uma bandeira branca tendo ao centro mãos que se unem. Ela representa a união do tradicionalismo com os demais segmentos sociais e o fortalecimento das relações entre os tradicionalistas.
    A comemoração da Semana da Paz 2021 tem como tema: Uma cultura de paz entre o eu, o outro e as mídias sociais. No município de Alegrete a realização é de responsabilidade da Coordenadoria da 4ª Região Tradicionalista e da Prefeitura Municipal através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, e neste ano devido à pandemia do covid-19 as atividades foram realizadas de modo virtual, através do Facebook da 4ª Região Tradicionalista.
    No dia 22 de fevereiro (segunda – feira), foi realizada a abertura oficial e homenagens, participaram o Sr. Márcio Fonseca do Amaral – Prefeito Municipal, a Srª. Angela Vieiro – Secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer e o Sr. Marco Saldanha Júnior – Coordenador da 4ª Região Tradicionalista. E foram homenageados a Srª Giciéli Hohemberger Barúa e Sr. David Concórdia Dorneles, em reconhecimento ao valoroso trabalho, dedicação e propagação da Semana da Paz no município de Alegrete, atuando de maneira honrosa e sendo inspiração para toda a comunidade.
    No dia 23 de fevereiro (terça – feira), na Igreja Matriz - Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida, foi realizada a Missa da Semana da Paz, que foi presidida pelo pároco Padre Pedro Navarro. 
    No dia 24 de fevereiro (quarta – feira), aconteceu o III Simpósio da Semana da Paz, com o tema “Uma cultura de paz entre o eu, o outro e as mídias sociais” e contou com a participação da senhorita Gabriela Sarturi Rigão - 1ª Prenda do Rio Grande do Sul 2019/2021, Psicóloga  e Mestranda em Psicologia na Universidade Federal de Santa Maria.
    Dia 25 de fevereiro (quinta - feira), Live Show “Tributo a Telmo de Lima Freitas”, com o cantor e compositor alegretense Cristiano Fantinel. Numa homenagem póstuma ao Conselheiro Honorário do MTG e cantor rio-grandense, que nos deixou no dia 18 de fevereiro de 2021, Telmo conquistou o troféu Calhandra de Ouro da Califórnia da Canção Nativa de Uruguaiana, em 1979, com a canção Esquilador.
    Dia 26 de fevereiro (sexta - feira), Live de encerramento com Inserções Artísticas, com amigos da 4ª Região Tradicionalista, tendo com apresentador o Sr. Cristian Oliveira.
 

linha.png