logolaranja.png
..::data e hora::.. 00:00:00

Centro de Oncologia da Santa Casa é credenciado pelo IPÊ Saúde

    O ato de lançamento do Serviço de Oncologia da Santa Casa de Caridade, ocorrido na manhã de 19 de fevereiro de   2021, com a presença do presidente do IPE Saúde, Marcos Vinícius de  Almeida, reuniu  lideranças políticas, empresariais e  da   comunidade.  Devido à pandemia, a programação foi abreviada para evitar a aglomeração.  O corte simbólico da fita marcou a entrega do serviço que já vem funcionando desde o mês de dezembro último.
    Após o breve ato inaugural, coordenado pelo provedor Roberto Luiz Segabinazzi, os convidados, em grupos limitados, conheceram as instalações  do Serviço de Oncologia  que pode  atender, em sua sala de quimioterapia,  até dez pessoas  por dia e mais uma sala para atendimento especial. As explicações  foram dadas pelo médico oncologista  alegretense Eduardo Pereira da Costa, responsável pelo serviço. Foi informado que, num primeiro momento, o serviço atenderá pelo Ipê e particular para Alegrete e toda a região. Futuramente deverá haver o credenciamento pelo SUS. Mas, segundo  Dr. Eduardo Pereira da Costa, Alegrete  pode  começar a pensar no futuro  com instalações de serviços de Radioterapia – que é necessário maiores investimentos em estruturas físicas  em função da radioatividade. Somente as paredes  precisam de 70 cm de lage, por exemplo. Existem três procedimentos: Quimioterapia, Radioterapia, Marmoterapia, todos com cuidados especiais nos procedimentos, diante da debilitação do paciente portador de câncer, explicou ele.
    A presidente da Câmara Municipal, Firmina Soares, prestigiou o evento e  ouviu  do oncologista  Eduardo Pereira da Costa todas as explicações sobre a sistemática de funcionamento.
Comentou a presidente que a  vinda desse serviço para Alegrete é de suma importância, pois os pacientes agora não precisam deslocar-se a outras cidades para fazerem o tratamento.

 

 

Pronunciamentos foram de otimismo

    Num segundo momento  da programação, autoridades e convidados  foram até o salão de reuniões da Santa Casa onde ocorreram os pronunciamentos.
Em nome da Câmara, o segundo secretário Jaime Duarte  fez uso da palavra representando  o parlamento municipal.
    Em seguida o médico Eduardo Pereira da Costa, explicou os presentes como serão os procedimentos realizados aos pacientes particulares e pelo IPE Saúde, conforme convênio assinado para prestação destes serviços que, diminuirá significativamente os deslocamentos dos pacientes portadores  de  câncer. Antes tinham que se deslocarem para Uruguaiana, Santa Maria ou  Porto Alegre.
    Agora, será  oferecido maior conforto e segurança à todos portadores de  câncer,  explicou o experiente médico que, atua há 25 anos nesta atividade  médica.

 

Deputado Frederico Antunes

    Para o representante do governo do Estado, Eduardo Leite na função de líder junto a Assembleia Legislativa, deputado Frederico Antunes, fez uma radiografia sobre a situação do Estado e os esforços do governo para manter os serviços essenciais. Elogiou o trabalho do Presidente do IPÊ Saúde, Marcus Vinicius  de Almeida, como uma liderança inovadora, determinada e que tem visão dos problemas da  Instituição.
    Ponderou trabalho  que, tem realizado na defesa dos interesses  da Fronteira Oeste, e  fez  anúncios de novos investimentos para breve, como atendimento de demanda da Policia Civil  com uma Camioneta  4 X 4; investimentos nas obras da RS T 566  que, há anos  sonha com  o asfaltamento e outras demandas pendentes, disse.
    Destacou ainda, o trabalho da Provedoria da Santa Casa, corpo clínico de médicos, enfermeiros, técnicos e colaboradores  na prestação de serviços com qualidade e dedicação a todos os pacientes.

 

Jesse representou Governo Municipal

    O Vice-Prefeito Jesse Trindade Santos que representou o Poder Executivo em  sua fala destacou a importância do Credenciamento do IPÊ Saúde na prestação destes  Serviços de Oncologia que, inicia  com a realização de  procedimentos de Quimioterapia, mas, é o início de uma nova caminhada. Destacou a importância do somatório de esforços da Santa Casa, Governo Municipal, do Estado  e  União na busca de prestação de serviços com segurança e qualidade aos  pacientes. Nossa Santa Casa de Caridade é um “case” de sucesso regional pelo trabalho de todos que atuam junto ao Hospital da  Santa Casa. Temos que reconhecer  a importância  do trabalho exercido por todos, resumiu Jesse Trindade, ao ressaltar que o trabalho em parceria do Governo Municipal é muito importante na vida de todos os alegretenses. Nosso governo é parceiro para as grandes ações, iniciativas e trabalho, onde o prefeito Márcio e Eu temos maior carinho e atenção. Reconheceu o trabalho integrado de todos nas pessoas de Lúcio do Prado, deputado Frederico e do Presidente, Marcus Vinicius de Almeida do IPÊ Saúde, pela ação de descentralização destes  serviços ao interior que tanto precisa.

 

Nenhum centavo à mais custa ao IPÊ Saúde

    O presidente do IPÊ Saúde, em sua manifestação destacou satisfação em poder “estar fazendo mais um gol de placa que lhe orgulhará muito”. É um serviço essencial para muitas pessoas que sofrem com esta praga da humanidade que é o câncer. E não é só a pessoa portadora, e sim toda a família é abalada  com esta doença. Traz um sofrimento coletivo a  todos. Nosso trabalho é oferecer serviços de  qualidade aos nossos assegurados  que chegam hoje, somam  mais de um  milhão e 100  mil pessoas, sendo o maior Plano  de Saúde do RS. Falou das dificuldades para manter as finanças e  os custos  para manter os médicos  credenciados, hospitais e clínicas  sem atrasar pagamentos que, antes chegavam a mais de 70 dias.  Negociamos com os maiores devedores que, não repassavam os recursos como Poder Legislativo, Judiciário e Autarquias do Estado. Isso nos possibilitou formar caixa e atender seus compromissos. Quanto a prestação destes serviços  junto aos hospitais e  clínicas  especializadas  do Interior que, estão se qualificando para prestação destes serviços não custa nenhum centavo a  mais para nossa Instituição IPÊ Saúde, além de oferecer  serviços mais qualificados, sem necessidade de deslocamentos e prejuízos as famílias de portadores de  câncer, disse o presidente do IPÊ  Saúde.
    Hoje, o centro de Oncologia da Irmandade da Santa Casa de Alegrete passará prestar estes  serviços a todos os nossos assegurados com qualidade, segurança e muita eficiência, oferecendo aos pacientes serviços de grande importância para suas vidas e de seus familiares aqui no Alegrete, disse  o dirigente.
Também  foram cumpridas agendas em São Gabriel e Uruguaiana pelos representantes do Estado.
    Além da direção e equipe médica da Santa Casa de Caridade, as presenças  do vice-prefeito   Jesse Trindade Santos,  deputado Frederico Antunes, secretária de saúde, Haracelli Fontoura;  coordenadora regional de saúde, Heili Temp; delegado de polícia Maurício Arruda e presidente do Conselho Municipal de Saúde, José Luiz Andrade e a imprensa (EXPRESSO MINUANO, Rádio Tchê Alegrete, Portal Alegrete, POP TV Alegrete).
 

Este trabalho é resultado de ação de todos

Para o diretor  Geral da Irmandade da Santa casa de caridade, médico João Alberto de Almeida Pereira, disse  que Oncologia da  Santa Casa vem com a finalidade de fazer a diferença na vida de cada paciente que necessita de cuidados em momento de tanta fragilidade e vulnerabilidade que o Câncer pode trazer, sempre  tendo como do Processo a humanização. A Santa Casa de Alegrete, sempre com o foco na abrangência  da saúde para maior número da população, seja de Alegrete ou regional, neste  momento em que formaliza  com o Plano de Saúde IPE RS – Saúde, que possui grande número de  associados e usuários, é de muita importância. Elogiou o trabalho de todos  de forma integrada para atender as pessoas  com serviços de qualidade, eficiência e precisão nos serviços.
A administração na pessoa do Provedor Roberto Luiz Segabinazzi, da diretora  administrativa, Tailise Ribeiro Lemos, os médicos, enfermeiros, técnicos e todos os integrantes de  corpo de colaboradores, todos, estão de parabéns, porque este é um resultado  do trabalho e união de todos de forma integrada com as gestões publicas do Município, Estado e  União, disse o médico João Alberto Pereira.
 

 

linha.png