logolaranja.png
..::data e hora::.. 00:00:00

Novo  Aeroporto Gaudêncio Ramos:
Prioridade do governo Municipal Márcio Amaral e Jesse Santos é concretizada

eca7898e-1fbe-4a52-8e63-49962408ca7f.jpg

   Um compromisso de governo. Trabalhar na busca dos meios e recursos para manutenção, ampliação e a retomada dos vôos regulares junto ao Aeroporto Gaudêncio Ramos. Esta tem sido uma caminhada deste o ano de 2009, quando formou-se  uma comissão  de trabalho. Foram muitos os desafios, entraves, resistências e, falta de vontade política dos representantes políticos na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal que, pouco ou nada fizeram para que a comunidade Alegretense já tivesse o Aeroporto de Alegrete funcionando a pleno. Infelizmente a falta de força política local e da uma maior mobilização dos alegretenses que, muitas vezes não se unem em prol das grandes demandas acabam prejudicando esta falta de representatividade para atender os anseios de demandas fundamentais  ao desenvolvimento social, econômico, cultural e de sustentabilidade. 
Porém, agora, o novo  governo  que assumiu no dia 1º de janeiro de 2021, embora antes já estava comprometido  com muitas ações bem fundamentadas, retomou o imediato processo para viabilização desta luta que é de todos os alegretenses e da região. 
Visando viabilizar a concretização desta  luta  que iniciou há 32 anos, quando da transferência de área para novo local, mais tarde, com construção da pista de 1.320 mts e, logo, o Hangar em 1993, o governo Márcio Amaral/ Jesse  Trindade já  estão viabilizando recursos financeiros junto ao Ministério de Infraestrutura – através da Secretaria  Nacional de Aviação –responsável pelo Projeto aprovado. 
O trabalho foi intensificado quando um amplo relatório  foi entregue ao Governo Municipal dia 19 de janeiro de 2021, durante audiência com prefeito em Exercício, o vice-prefeito   Jesse Trindade Santos que, pode  conhecer  toda a realidade. Ele ressaltou o trabalho do prefeito Márcio Amaral nesta  parceria por que esta é uma demanda que, integra um grande  projeto do Alegrete presente dentro de uma visão futurista da nova administração.
Também na oportunidade  foi entregue síntese do Projeto “Pacto por Alegrete” – que integra um documento elaborado pela Confraria “Unidos por Alegrete”  sob a  visão e os conhecimentos do timoneiro Maurício Goldemberg  que, contempla mobilização de projetos para Santa Casa de Caridade de Alegrete, melhorias  estruturais e  estruturantes na área urbana – com antigos pleitos numa visão moderna e que atenda todos os cidadãos nos mais diversos segmentos dentro de uma ótica de integração e valorização de um Alegrete de todos. Min 
O Projeto do “Novo Aeroporto”  fez parte da entrega de documentação ao Governador do Estado, Eduardo Leite, dia 21 de janeiro de 2021, em ato junto ao Centro Administrativo Antenor Ferrari em Porto Alegre, pelo prefeito em exercício Jesse Trindade Santos.

Obras do Aeroporto, enfim

foram executadas 

   O Poder Público Municipal publicou “Tomada de Preço sob nº 010/2021”, conforme processo administrativo publicado em edital tendo como objeto: Contratação Global de Empresa para a Execução de Recuperação da Pita do Aeroporto  Gaudêncio Machado Ramos de Alegrete. Segundo o secretário de Infraestrutura Mário Rivelino Soares, esta é uma demanda que vinha sendo trabalhada há mais de 10 anos, tanto de parte da Comissão Pró-Aeroporto Gaudêncio Ramos quanto pela  diretoria do Aero Clube de Alegrete.  Ele destaca que, diante das antigas reivindicações existe agora, vontade política da administração municipal e atender estas prioridades o que colocaria  Alegrete  na rota de voos aéreos sempre foi prioridade. Quem ganha somos todos nós alegretenses que, precisamos de agilidade nos deslocamentos para centro do Estado e país.
Com voos regulares tudo mudará em termos de transportes, logísticas e agilidade em todas as áreas de nossa economia, através de empresas, investidores e empreendedores que aportam Alegrete, disse Mário Rivelino. Os valores iniciais são bem significativos, e que serão importantes para atrair que sejam aportados os recursos necessários para ampliação da largura da pista e aumento para 1.780 mts–conforme projeto original e que atenderá efetivamente as grandes demandas, tornando-se base estratégias para nosso Exército Brasileiro, depois de Santa Maria - RS, como base de apoio, disse o  secretario.
Em visita  do Vice-prefeito  Jesse Trindade juntamente com a  Comissão de Trabalho Pró –Aeroporto e do Presidente do Aero Clube de Alegrete, Plínio Guerra e Nilson Gomes e, Fernando Guerra respectivamente, no mês de janeiro de 2021, várias estratégias e possibilidades já haviam sido apontados para que, o Aeroporto Gaudêncio Ramos, venha em curto espaço de tempo tornar-se regional atendendo todas as exigências da ANAC com voos regulares e de cargas. Este é um sonho acalentado pela Comissão desde 2009, disse  Plínio Guerra, durante a
inspeção naquela data.

2ca0c22d-da40-4689-9549-dbe557a5065a.jpg

Aeroporto volta a receber voos semanais, depois de 42 anos.

Compromisso é do Governo do Estado conforme anuncio no dia 20 de maio.

Sem título.jpg

   Na noite 20  de maio  de   2021,  a Prefeitura de Alegrete recebeu a confirmação de que o aeroporto de Alegrete será liberado para receber pousos e decolagens de voos comerciais. O anúncio foi realizado pelo presidente da Frente Parlamentar da Aviação Regional, deputado estadual Frederico Antunes, durante  Live do Empreendedorismo, promovido na Mecânica Rondon, do empresário Danilo  Schimitt, e transmitido pelo canal POP TV., que teve participação do prefeito Márcio Amaral, do vice-prefeito Jesse  Trindade,  da secretaria SEDETUR, Carolina  de Freitas e da agenda do Sebrae, que coordenará programa “Alegrete – Cidade Empreendedora.  Em 21 de janeiro deste ano, o vice-prefeito Jesse Trindade, representando o prefeito Márcio Amaral, entregou em mãos ao governador Eduardo Leite, no Palácio Piratini, documento com a demanda sobre as obras do Aeroporto Regional Gaudêncio Ramos. O vice-prefeito entregou um documento detalhado a respeito da necessidade de finalização da obra.
Após inúmeras tratativas e articulações, bem como esforços por parte do deputado estadual Frederico Antunes, que orientou o processo, a Azul Linhas Aéreas Regionais realizou uma vistoria na pista. A revitalização e manutenção da pista ficou  a cargo da administração pública, enquanto os ajustes no terminal foram  realizados por meio de uma parceria com o Centro Empresarial de Alegrete.
A Prefeitura de Alegrete desenvolveu um projeto de revitalização da pista orçado em torno de R$ 295.521,56  mil. O processo licitatório desse projeto ocorrerá em 31 de maio e a previsão de entrega da pista é para a primeira quinzena de julho, quando de ocorrer o voo inaugural. O ato acontecerá dia 2 de agosto, depois de todos os ajustes finais.
Para o vice-prefeito Jesse Trindade, o aeroporto tem grande importância, não só para a cidade e para a região, mas para todo o Estado. “Temos o apoio de 16 municípios e de nove universidades em um projeto que atinge cerca de 650 mil pessoas. “A expectativa é de que circulem milhares de passageiros por ano e o município gere empregos diretos e indiretos. É preciso destacar o esforço de todas as pessoas que atuaram para que o aeroporto de Alegrete voltasse a funcionar, como o Deputado Frederico Antunes, o Centro Empresarial e o Aeroclube de Alegrete, representado pelo Fernando Guerra”.
“Essa é uma grande conquista para Alegrete e região, a reativação do aeroporto proporcionará mais desenvolvimento regional. Estamos muito gratos a todos que se engajaram nesse projeto que era uma demanda importante há tanto tempo e que agora se torna uma realidade. É muito satisfatório ver projetos como esse saindo do papel e beneficiando a nossa cidade”, declarou o prefeito Márcio Amaral.
Agora, para alegria de todos os  Alegretenses e a região no dia 2 de agosto de 2021, acontecerá voo inaugural – às 12 horas, conforme  compromisso do Governo  Márcio Amaral/ Jesse  Trindade. Todos os  alegretenses  estão convidados  para este evento que é um novo marco para o desenvolvimento social e econômico de Alegrete  que é o centro Geo -  Econômico  da Região.

linha.png