..::data e hora::.. 00:00:00
II Semana da Arte de Alegrete será um mosaico
de intervenções artísticas por toda parte

     A II Semana da Arte de Alegrete, no mês de outubro, será marcada por intervenções em pontos diferentes da cidade, numa espécie de galeria a céu aberto. Com tinta e pincel nas mãos e muitas ideias na cabeça, os artistas da terra vão transformar a cidade num mosaico contemporâneo de cores e criatividade para assinalar mais um aniversário de Alegrete.

     A abertura da Semana da Arte será no dia 24 de outubro, no Museu Oswaldo Aranha, às 19h, com a mostra “Familiaridade”, da artista plástica Ainez Aranha Rosito, sobrinha de Oswaldo Aranha e o lançamento do livro “Abrindo Porteiras”, da professora Andréa Oliveira. Na oportunidade, o prefeito Márcio Amaral estará anunciando oficialmente a Semana da Arte como evento oficial da cultura do Município através da Lei 6159, de 11 de setembro de 2019.Como atrações artísticas para o momento, o violino de Agler Honorato e Luis e Os Cadillacs – Os Anos 80 Voltaram.

     A programação terá prosseguimento no dia 25, com mateada e abertura da exposição fotográfica “Retratos do Alegrete”, a cargo de Moisés Nemitz, com apresentações do CTG Farroupilha e as empresas parceiras Ervateira Taura e Pampa Arrozal Cervejas Artesanais. O Coletivo Multicultural, na rua Barros Cassal,dia 26, terá a exposição fotográfica “Qeqeucoso – Aura de Benzedeira” com fotos de benzedeiras de Alegrete assinadas por Pedro do Amaral e a exibição “Ibirapuitã, o rio Vivo (filme produzido em Alegrete).

                      Intervenções na Praça Nova e Largo da Viação Férrea

 

     A II Semana da Arte será marcada pela manifestação da arte nas ruas. No dia 27, com a realização da Feirinha da Praça Nova, ocorrerá a entrega das intervenções “Florais” da artista plástica Tina Santos. Haverá mateada e apresentações artísticas. No dia 29, no Largo da Viação Férrea, a entrega da Galeria de Arte a Céu Aberto, a cargo das ceramistas do Casarão das Artes – Simone Carvalho, Lérida Faraco, Zilá leite, Nara Tubino e Jeferson Sanchotene, com apresentações artísticas.
 

     A programação será completada com a Mostra Fotográfica “Olhares Sobre o Campus” Instituto Federal Farroupilha, com professora Rebecca Correa e Silva; Intervenções Artísticas em mosaico “Escadaria da Aba II a cargo do Ateliê Brincando com as Cores, seguindo-se apresentações artísticas e, no dia 31, no SESC, a exibição de Curtas produzidas por alunos da Escola Dr. Romário Araújo de Oliveira-CIEP: “Dandara” - “Generosa”, “As Mães de Romário”, “Inclusão Escolar” e Alegre-te, a Comicidade e o Afeto”.

    A II Semana da Arte é promovida pela Prefeitura de Alegrete, através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Diretoria de Cultura.

Fonte: DPCom PMA